Fundação

Núcleo nº 23 do Sporting Clube de Portugal 

Começou por se chamar Núcleo Sportinguista "Leões de Viseu"* e foi fundado a 29 de Setembro de 1989 por João Domingos, António Albano e Fernando Fernandes, tendo chegado a contar com cerca de 370 associados. Porém, o Núcleo esteve, desde então, sem qualquer actividade.

Numa região predominantemente sportinguista, berço de vultos que representaram e engrandeceram o Sporting Clube de Portugal nas suas mais diversas modalidades, como Carlos Lopes, era imperativo a existência de um Núcleo activo, aglutinador dos sentimentos sportinguistas, local de convívio e de festa.

Assim, no início de 2007, um grupo de sócios do Sporting Clube de Portugal começou a desenvolver toda uma série de iniciativas para reactivar o Núcleo: a 7 de Dezembro de 2007 foi eleita uma Comissão Administrativa, cujo caderno de encargos era actualizar os estatutos que vigoravam desde 1993; a 22 de Fevereiro de 2008 foram aprovadas as alterações aos estatutos, no decorrer de Assembleia-Geral Extraordinária; e a 18 de Março de 2008 esses mesmos estatutos foram registados notarialmente.

No dia 24 de Outubro de 2007, realizou-se uma Assembleia Geral Extraordinária para a eleição dos Corpos Sociais, onde se apresentou uma única lista que foi eleita por unanimidade.
Surgiu mais um período de inactividade do Núcleo entre 2010 e 2012, que acabou por culminar em mais uma reactivação no ano de 2014, com novos órgãos eleitos e uma nova sede nas antigas instalações do bowling da SOIMA.

Carlos Frederico Silva, Américo Loureiro, Hélder Amaral e José Junqueiro assumiram a liderança dos órgãos sociais.

Os eventos foram surgindo, com organização própria e em parceria com entidades de Viseu, sendo de realçar a reunião da Direcção com o Presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, em Alvalade, um jantar-convívio em Viseu com cerca de 400 pessoas e as várias recepções feitas a equipas do Sporting no distrito de Viseu.

Desde Fevereiro de 2016, André Duarte é o Presidente da Direcção desta organização, numa eleição por unanimidade e com um programa muito ambicioso para um mandato de 2 anos.